Olá!
Tudo bem?
Hoje venho com o coração cheio de amor compartilhar algo que muito tem mexido comigo. Não quero aqui esgotar o assunto ou coisa parecida, mas desejo de todo o coração que enquanto escrevo isso eu mesma venha aprofundar em mim essa mensagem.
Recentemente ouvi de um amado irmão (a quem carinhosamente chamo de “vaso de barro mimoso”) que não podemos fazer um milhão de coisas. Podemos resolver um problema, talvez um pouco mais, mas não fazer zilhões de coisas diferentes. Engraçado, não é? Tenho certeza de ter ouvido exatamente o oposto em algum momento da minha vida.
Veja bem, não quero dizer que suspenderemos tudo em nossa vida em busca desse “um problema”, mas quero que reflita sobre a forma como você tem organizado os seus dias. Qual sua prioridade? Quais os seus objetivos? Por que você faz o que faz?
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão
trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a
sentinela.”
Salmos 127:1
“Se
o Senhor [...] em vão”.
Nunca refleti tanto sobre a inutilidade de uma vida sem Deus como nesses últimos dias. O Senhor tem sido misericordioso comigo, realmente. Poderia parecer óbvio, mas quando você tem inúmeras atividades para fazer, o óbvio fica encoberto pela montanha de atribuições.
Cristão, você pode ter o trabalho dos sonhos, uma família
feliz, a liberdade de ir aonde quiser, mas se
o Senhor não for o princípio e o fim de cada uma dessas coisas, em vão é todo o esforço colocado em
sustentar isso.
“Será inútil levantar de madrugada,
dormir tarde, comer o pão que conseguiram com tanto esforço; aos seus amados
ele o dá enquanto dormem.”
Salmos 127:2
“[...] aos seus amados ele o dá enquanto dormem.”
Quero com isso dizer que você não deve trabalhar? De maneira nenhuma! O trabalho que exercemos com dedicação e compromisso pode refletir o caráter de Deus para que as pessoas vejam. Mas se o que você fizer for baseado em um desejo egoísta de sempre ter mais, então posso afirmar que todo seu esforço será inútil e a ausência de propósito poderá te levar à ruína. Isso é sério e urgente.
Ao explicar a parábola do semeador, Jesus diz que as
sementes que caíram entre os espinhos, ao germinarem, foram sufocadas. Sendo a
semente a palavra de Deus, o que eram os espinhos?
Lucas
8:14
“Preocupações, riquezas e prazeres desta vida”.
Volto a perguntar: Qual sua prioridade? Quais os seus objetivos? Por que você faz o que faz?
Você,
meu amado irmão, minha amada irmã, pode ter o que se considera uma carreira de
sucesso ou uma vida invejável (aos olhos humanos), mas se o dia termina e você
mal dirige uma palavra ao Deus que te deu tudo isso, sua vida carece de
significado e tudo o que você fez foi inútil.
Pensar sobre isso quebra o meu coração e traz lágrimas aos meus olhos. Quantas não foram, Senhor, as vezes em que me ocupei com os afazeres, crendo que fazia corretamente, quando o que era importante escorria pelos meus dedos! Livra-me, Senhor, do desejo que “quer” a qualquer custo.
Você precisa, cristão, do seu Deus. Sua alma carece do Senhor que é a sua paz. É normal termos muitas atividades para desempenhar, mas apenas uma coisa é necessária e isso não será tirado de você. Marta não estava totalmente errada em estar preocupada com os afazeres domésticos, afinal, ela queria servir bem a Jesus. No entanto, naquele momento, foi Maria que escolheu a melhor parte. Foi Maria que entendeu que os afazeres domésticos, naquele momento, podiam esperar.
Tenha sabedoria, meu irmão, no uso do seu tempo, porque, como disse meu querido vaso de barro mimoso: o tempo tem o valor das coisas que você faz nele. Se você reconhece que Cristo é a melhor parte e administra o seu tempo para honrá-lo em tudo, então o seu tempo vale o mesmo que Cristo. Do contrário, é vaidade; é um tempo inútil e que em nada irá contribuir para o seu crescimento e dos que são próximos a você.
Perguntas para sua orientação e reflexão:
Qual o meu primeiro e último pensamento ao acordar?
O
que tenho feito quando acesso a internet/redes sociais?
Tenho
orado todos os dias? Se não, por quê?
Quais
são minhas desculpas favoritas? (Ex.: Ando muito ocupado)
Qual
a minha prioridade? (Veja, prioridade é uma só e eu espero que você tenha a
resposta certa pra essa. Se não tiver, por que Deus não é a sua prioridade?)
Quais
os meus objetivos? (Ex.: Sustentar minha família; amar meus filhos/esposa/marido;
terminar a faculdade; etc.)
Sobre
a pergunta anterior: por que você deseja essas coisas?
Observação:
não analise isso sozinho, mas busque orientação de Deus. Seja muito, muito
sincero sobre isso consigo mesmo diante de Deus. Caso a prioridade seja ter uma
vida confortável, por exemplo, você vai perceber que evitar situações que
provoquem desconforto será uma constante em sua vida. O que isso pode significar?
Bem, a caminha cristã é imensamente desconfortável. Reflita sobre isso.
No mais, meu amado irmão, espero que o Senhor abra os seus olhos, guie seus passos e sustente sua vida. A bondade e a misericórdia de Deus são reais e você pode ter acesso a elas por meio de Cristo.
Deus te abençoe.
“De tudo o que se ouviu, a
conclusão é esta: tema a Deus e guarde os seus mandamentos, porque isto é o dever de cada pessoa. Porque
Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer
sejam boas, quer sejam más.”
Eclesiastes 12:13,14

Comentários
Postar um comentário